Há muito eu estava curiosa em descobrir o autor de uma obra INCRÍVEL que vi, admirei e me emocionei em umas das minhas idas ao Rio de Janeiro. Trata-se de um quadro de São Jorge na livraria "Letras & Expressões", em Ipanema. Quando tiver a oportunidade, vá e veja, recomendo! Aos amantes de papel, como eu, essa obra é com certeza um presente!!...




Domingo fui com a vovó Lilia e Aninha apreciar a exposição "O Mundo Mágicos dos Nignyos" (leia o texto anterior). São quase 200 bonequinhas japonesas. Imperdível para os apreciadores e admiradores da cultura japonesa!! Depois, participamos da Oficina de Origami! A instrutora Luiza Kuwae é especialista em origami modular (kamiburoko). Aquele que se faz um único modelo de peça para montagem de origamis...


Nesse domingo fui com minha vovó Lilia e Aninha ao CCBB para apreciar a exposição "O Mundo Mágico das Ningyos". Muito linda!!
Estão expostas 118 bonecas japonesas de vários tamanhos que representam os costumes e as tradições da cultura nipônica. São representações de integrantes da nobreza, guerreiros, damas, serviçais, bebês, anciãos, exibidos e muitas vezes cultuados em diferentes festas no Japão. Incrível a delicadeza e detalhamento de cada boneca, principalmente as vestimentas e feições dos rostos!... Transmite muitas emoções! Amei!! E o melhor: pode fotografar!!
Com curadoria de Denise Mattar, a exposição proporciona um passeio por mais de 200 anos da cultura japonesa e revela facetas inéditas para o espectador brasileiro.
Para começar, evidencia que não há tradução exata para o vocábulo ningyo. Os bonecos japoneses não são como as bonecas ocidentais. Ningyo significa “forma humana”, independente de gênero.
Além disso, no Japão os ningyos não são peças para crianças brincarem. Desde sua criação (estima-se que há mais de mil anos), os ningyos são usados como figuras humanas em uma grande variedade de rituais.
São, ao mesmo tempo, celebrações da infância e representações dos desejos e expectativas dos pais para seus filhos. Assim, são fetiches que revelam os ideais profundos da alma japonesa.
A coleção pertence ao Embaixador Fausto Godoy.
A cenografia de Guilherme Isnard remete aos ambientes das tradicionais casas japonesas e suas paredes de papel, transmitindo muito aconchego e receptividade.
Além disso, há oficinas de origami aos finais de semana!! Programa imperdível aos amantes e apreciadores da cultura japonesa!! Recomemdo!!
Exposição: "O Mundo Mágico das Ningyos"
Até 10 de janeiro de 2010
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 21h
Local: CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil, Sala Multiuso
Entrada Franca
Dia Mundial do Origami - Taguatinga Shopping
By ????? - novembro 04, 2009




A comemoração do Dia Mundial do Origami no Taguatinga Shopping foi muito especial!! Íncrivel e carinhoso perceber como as pessoas (crianças e adultos) são curiosas, se interessam e são sensíveis a essa milenar arte!! Foi uma tarde de aprendizado, ensinamento, troca e amizade!! Tudo regado a muito papel, dobras e alegria!! Agradeço especialmente a todos que se interessaram e aprenderam algum origami!! Elejo...