Realização de um sonho - conhecer Hiroshima!

By lutsuru.blogger.com - outubro 14, 2019


            Acho que a vida é feita de atitudes. No budismo uma premissa são as causas e condições que fundamentam os acontecimentos que vivenciamos. A partir disso, em maio de 2017, tive a possibilidade, oportunidade e privilégio de realizar um grande sonho - viajar ao Japão!
            Foram dias incríveis! Uma imersão à prática e vivência budista, de aprendizados, de emoções indescritíveis!...
            A seguir, vou tentar brevemente expressar em palavras e imagens alguns momentos da minha visita à Hiroshima! Lá vem textão! Mas você vai curtir conhecer um pouquinho dessa cidade histórica e bela!

Téo foi meu grande amigo e companhia em Hiroshima. Estamos em frente ao Altar de Buda Amida no nosso Templo Hongwanji em Hiroshima. Belo! Namandabu!


Jardim desse Templo. A imagem é de Shiran Shorin, o fundador do Shin Budismo. Reparem as rachaduras do mnumento mais alto. É consequência que bomba, que eles mantém como tridte lembrança. O Templo está a cerca de 4km do epicentro de onde a bomba caiu. 


Lu no País dos Tsurus!  Entrada do Hiroshima Orizuru Tower. Um imponente edifício comercial. Os visitantes vão colocando tsurus para compôr essa vitrine permanente. Eu, segurando alguns dos 1000 tsurus que doei no Monumento da Sadako!






A caixa tinha um bolo tipo panetone em formato de tsuru. Foi caro, mas não resisti e comprei! Reparem que lindo o tsuru rosa com as asas fechadas! Ainda farei alguns assim em alguma decoração!

Um dos muitos memoriais que têm espalhados por Hiroshima, E sempre com muitos tsurus doados com o desejo de paz mundial! Que seja! Amém! Namandabu! Gasshô!

Lateral desse memorial. Olha quantos tsurus!! Eu, segurando uma das três caixinhas com os 1000 tsurus que doei no Monumento da Sadako.
Tcharan! Enfim... o Monumento da Sadako! Percebam o céu tão azul! As fotos não tem filtro!
Esse Momunento é assim - numa lateral tem essa criança vitimada pela bomba (o sofrimento é nítido - a expressão do rosto, a pele toda queimada e machucada)... eu chorei muito...
Do outro lado, uma criança recuperada e bem, como se fosse um anjo! É belo e emocionante demais!
O Tsuru Dourado de sino! Eu o toquei em gratidão e desejando a paz no mundo! E toquei tão forte desejando que minha mamãe e filha ouvissem minha alegria e gratidão! Risos!!
A na base do monumento com os dizeres - "Esse é o nosso grito, essa é a nossa oração - paz no mundo"! e as caixinhas com os 1000 tsurus que dobrei! Emoção e gratidão definem!
Ao redor do Monumento, têm vários stands para as pessoas colocarem seus tsurus doados. No final do dia, um guarda tranca todos os stands. Soube que todos os souvenirs feitos em papel no Museu da paz são feitos com a reciclagem desses tsurus doados!
São centenas de milhares de tsurus doados ao redor do Monumento! Na foto, uma turma escolar estava fazendo a sua doação!
Dia e hora exata da explosão da bomba. No Japão, comemora-se em 06 de agosto o Dia da Paz Mundial.
          
Interior do Museu da Paz. Tradução do poema escrito por uma criança - "Chuva negra e negra. Gotas enormes. Pessoas esticam o pescoço para o céu, com a boca aberta. Corpos quentes, muito quentes. Eles queriam água". Reflitem e orem. Eu chorei.

A história da menina Sadako Sazaki vocês conhecem, né! É um dos primeiros textos que escrevi nesse blog, em 2008.Nessa foto ela está com a sua mamãe.
Alguns do tsurus que ela dobrou no hospital. Sempre ouvi que a Sadako não conseguiu dobrar os 1000 tsurus desejando a sua própria cura. Mas, traduzindo o que está escrito aí no Museu, diz que ela dobrou mais de 1300... Deve ser alguma licença poética, pois a lenda diz que quando você dobra 1000 tsurus em origami, um desejo seu pode se realizar!...



O funeral da Sadako...
Monumento da Oração. Todos os monumentos que vi em Hiroshima me emocionaram muito.

Ofereci esse tsuru em oração pela minha filha e minha mamãe. Ele voou tão logo eu fiz esse click!
Praça da Paz. A chama ao fundo fica permanentemente acesa. Lembrou-me o formato de um tsuru, inacreditavelmente! Mesmo com todo o pesar da história, realmente senti uma grande paz caminhando em Hiroshima. Mais ao fundo, o Monumento da Sadako.
Esse prédio foi a única coisa que permaneceu de pé quando a bomba explodiu. Hiroshima é uma cidade muito moderna. Mas eles mantiveram esse prédio exatamente como ficou para que ninguém nunca se esqueça do horror que aconteceu. Levei muito tempo para registra lo de um ângulo que tivesse significado para mim. E consegui, com esse jardim em floração. Porque a vida sempre vence! Eu simplesmente AMO essa foto!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários