Oiê! Vou começar o blog explicando o porquê do nome!... Tsuru significa cegonha ou grou. É considerado na Ásia, o pássaro mais velho da Terra. Diz uma lenda, que ele vive mil anos.
Assim, simboliza para os japoneses a longevidade e felicidade, sendo considerada como uma ave sagrada. É costume enfeitar as embalagens de presentes com tsurus em casamentos, nascimentos e ao visitar alguém adoentado. Diz outra lenda, “quem fizer mil origamis de tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, alcançará bons resultados”.
Esse passarinho de origami representa tanto para mim que o tenho tatuado! Depois que fiz a tattoo, dobrei os mil tsurus durante o tempo que morei no Rio de Janeiro (cerca de 01 ano e meio, em 2006/2007)!
Confesso que por muitas vezes eles foram meus companheiros de meditação em alguns momentos de solidão que passei por lá!... O meu desejo? Ainda não se realizou, mas acredito que quando se deseja algo com intensidade, coração e esperança, o mundo conspira para que ele se realize!
Já os origamis transformaram-se em diversos artesanatos e presentes para amigos e família, alguns decoram meu quarto e o corredor da sala, exposições e ainda tenho alguns guardados em um potinho! O milésimo tsuru eu carregava comigo até alguns meses atrás em minha carteira, quando presenteei a alguém que viu e perguntou o que era!...
Afinal, o instinto do pássaro é voar né?!...
Beijinho! Namandabu!!
8 comentários